Bioimpedância

Tratamentos

A bioimpedância elétrica é um método rápido e não-invasivo para estimar os compartimentos corporais, ou seja , a COMPOSIÇÃO CORPORAL.  Ela se baseia no princípio de que os componentes corporais oferecem uma resistência diferenciada à passagem da corrente elétrica. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica devido a grande quantidade de água e eletrólitos, ou seja, apresentam baixa resistência à passagem da corrente elétrica. Por outro lado, a gordura, o osso e a pele constituem um meio de baixa condutividade apresentando, portanto, elevada resistência.

Uma corrente elétrica imperceptível de 500 a 800mA e 50 kHz é introduzida e captada e o analisador avalia a água corporal total e, assumindo uma hidratação constante, prediz a quantidade de massa magra. Porém, se o indivíduo apresentar hiperhidratação o valor da massa magra fica superestimado17. Portanto, a alteração no estado de hidratação é a principal limitação deste método.

O uso da bioimpedância elétrica tem demonstrado eficiência na aferição dos compartimentos corporais em diversas situações clínicas como desnutrição, obesidade e atletas. De fato, a bioimpedância elétrica é um método de avaliação da composição corporal altamente aceito pela comunidade científica.

Podemos observar na Bioimpedância:

Análise da Composição Corporal

O peso corporal é a soma de diferentes componentes:
Água Corporal, Proteína, Minerais e Massa Gorda.
É essencial garantir uma composição corporal equilibrada para manter a saúde.

Análise Músculo-Gordura

Compare o comprimento das barras referentes à Massa Muscular Esquelética e Massa Gorda. Quanto maior for Massa Muscular, em comparação com a Massa Gorda, mais forte será o corpo. 

Análise da Obesidade

O IMC é um índice que determina a obesidade, relacionando o peso com a altura. A Percentagem  de Gordura é a relação entre a quantidade de Gordura e o peso corporal.

Análise da Massa Magra Segmentar

Avalia o grau de desenvolvimento muscular em cada segmento e analisa os valores em comparação com o peso ideal. 

Análise da Massa Gorda Segmentar

Avalia se a quantidade de Gordura Corporal dos diferentes segmentos e compara os valores com os de referência.

Controle do Peso

Informa sobre o Peso, Massa Muscular e Massa Gorda recomendadas. Os sinais + e – indicam se deverá ganhar ou perder massa, respetivamente. 

Metabolismo Basal

Energia mínima para a manutenção da homeostasia. Quanto maior a quantidade de massa muscular, maior será o metabolismo basal.

Nível de Gordura Visceral

Estimativa da gordura que envolve os órgãos da cavidade abdominal. Manter este valor próximo do limite  inferior é essencial para garantir um estado saudável.

Histórico de Composição Corporal

Gráfico que mostra a evolução da composição corporal ao longo das diversas avaliações.

Gostaria de um atendimento personalizado?

Entre em contato conosco. Teremos o prazer em ajudar

Rolar para o topo